sexta-feira, 29 de maio de 2009

Câmara de Gouveia pondera localização de novo canil

A Câmara Municipal de Gouveia está a analisar qual a melhor localização para construir um novo canil na cidade. Pelo menos é a garantia dada pelo vice-presidente da autarquia, depois da intervenção do presidente da Junta de Freguesia de S.Pedro, na última assembleia municipal, em que reivindicou melhorias para o canil municipal de Gouveia.
João Amaro considera que o complexo já não reúne as condições necessárias para acolher os animais do concelho.
Questionado sobre este assunto, Luís Manuel Tadeu, Vice-Presidente da autarquia local, refere que o executivo está a analisar a melhor solução para a localização de um novo canil, mas entretanto salienta que vão ser realizadas algumas melhorias no espaço já existente.
Quanto à esterilização das cadelas errantes, uma iniciativa adoptada por outras Câmaras Municipais do país, Luís Manuel Tadeu, responde que “poderia ser uma possibilidade, mas não houve nenhuma decisão ainda nesse sentido”.
Enquanto não se encontra o lugar ideal para a construção de um canil condigno, os animais abandonados vão continuar nas instalações precárias do complexo existente para acolher os animais errantes de Gouveia.

8 comentários:

  1. A Câmara de Gouveia nunca quis nem quer saber dos animais do concelho. Prova disso é o canil existente. Está a estudar a melhor localização???? Sim Gouveia até tem falta de espaços amplos e livres para demorarem tanto tempo a pensar. Não querem é gastar dinheiro com os animais. Mais vale aplicá-lo na promoção da cidade de Gouveia como capital da Aventura, isso sim diginifica a cidade.

    ResponderEliminar
  2. Gouveia deve tomar todas as iniciativas que reiterem o seu estatuto de "cidade protectora dos direitos dos animais". Gouveia tem efectivamente na história da sua gente, ilustres exemplares de pessoas que se dedicaram genuinamente à causa da defesa dos direitos dos animais. Por esse mesmo motivo, o Presidente da Câmara deveria contribuir para a reafirmação inegável dessa característica, ao proclamar oficialmente Gouveia como "cidade anti-touradas". Porque, historica e culturalmente, Gouveia É (felizmente) uma cidade anti-touradas... trata-se agora de, mais uma vez, afirmarmos o valor único da nossa terra!

    ResponderEliminar
  3. Sim, infelizmente só com o Santinho Pacheco tivemos uma tourada, mas logo teve a resposta à sua atitude menosprezável, que foi não ganhar as eleições. O povo não está a dormir!

    ResponderEliminar
  4. oh das 13:57, do que te foste lembrar. O Homem já não tá na câmara há 8 anos e ainda falas nisso? Álvaro Amaro é bem pior que ele!

    ResponderEliminar
  5. Recordando Gandhi, o estado de desenvolvimento de uma civilização pode-se ver pela forma como os animais são tratados nessa sociedade.
    Quanto a Gouveia, O que é que podemos dizer?
    Os errantes e abandonados, sejam eles pessoas ou animais ditos irracionais, são sempre relegados para as calendas das "análises de melhores soluções".
    Em concreto, o canil de Gouveia é espelho do que de mau se faz por estes lados ao nível da preservação. No início, contextualizado na altura em que foi construido, respondeu às necessidades imediatas. Mas tanto tempo depois, será que ainda não consciência do estado degradado a que o canil chegou? Temos um centro hípico, um parque zoológico e porque é que o canil não merece a devida atenção? Pretendem as autoridades deixar o caso à mercê da caridade de terceiros?
    Falta uma abordagem que englobe não só melhores instalações (urgentes) mas também condições apropriadas para que o serviço médico-veterinário possa ser prestado da forma mais adequada a todos os que a ele recorrem.
    É preciso dignificar. Primar pela excelência.
    E nestes "detalhes" ainda há um longo caminho a percorrer. Porque não são prioridade; porque estão longe da vista e, por isso, longe do coração; porque isto porque aquilo...
    Em ano de eleições, é capaz de haver alguma esperança para a situação do canil... a ver vamos.

    ResponderEliminar
  6. A propósito da resposta de Luís Manuel Tadeu Vice - Presidente da autarrquia local,à jornalista Liliana Carona sobre a possibilidade da esterilização das cadelas errantes, o que considera ser uma possibilidade mas... de que estão à espera? Quanto tempo é necessário para que seja tomada uma decisão dessas?O canil de Gouveia só serve, pelos vistos, para albergar os cães abandonados e... na pior das hipóteses esperando a machadada final--Morte.

    ResponderEliminar
  7. Cara Lilina

    Uma sugestão: a informação meterológica em falta no site, mas o site está muito bom!
    Parabéns e Bom trabalho

    ResponderEliminar
  8. O meu nome é Ana Sousa e so digo com grande orgulho que felizmente vivo num país em que a protéçao do animal é levada a sério e uma miséria como vi em sabugueiro o como essa porcaria se chama nao a voltarei a ver tao depressa! Ja enviei a proteçao do animal que trabalha desde alemanha para ir ver aí o estado triste dessa miseria! Espero que possam ajudar os pobres animais, visto que os burros do vendedores e donos nao prestam e deviam ser eles os presos entre montes de me**a e devia ser a unica alimentaçao para essa gente! Este comentario é dedicado aos politicos, aos donos de canil e a essa gente que nao vale nada! Pobres de mente! Evoluam pà que ja ta na hora de chegar a ser gente como o resto da humanidade!

    ResponderEliminar