sexta-feira, 19 de junho de 2009

Continua a polémica sobre local do nascimento de D. Afonso Henriques

“A Fundação Mariana Seixas está convencida de que, dezanove anos após o historiador Almeida Fernandes ter avançado a tese do nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu, não será a obra de Barroso da Fonte a enfraquecê-la”, noticia a Agência Lusa.
“A polémica tese "Viseu, Agosto de 1109, nasce D. Afonso Henriques", do medievalista Armando de Almeida Fernandes, foi publicada pela primeira vez na revista Beira Alta, depois em livro pelo Governo Civil de Viseu (1993), tendo este sido reeditado em 2007 pela Fundação Mariana Seixas, da mesma cidade”.
"Durante estes 19 anos nunca ninguém contestou a tese com bases científicas. E não será com certeza um publicista (pessoa que divulga ideias) a contestar a tese de um historiador", afirmou hoje à Agência Lusa António José Coelho, editor da Fundação Mariana Seixas, que criou em 2004 um prémio de História Medieval Portuguesa com o nome de Almeida Fernandes”.
“No entanto, considera que o livro "Afonso Henriques: um Rei Polémico", do investigador Barroso da Fonte - a apresentar amanhã, em Guimarães - poderá ser "um contributo interessante para fazer os historiadores virem à liça debater o assunto".
“No ano em que, quer em Viseu, quer em Guimarães, se comemoram os 900 anos do nascimento do primeiro rei de Portugal, António José Coelho congratula-se por a tese de Almeida Fernandes ter "cada vez mais ecos favoráveis e apoios entre os investigadores de História Medieval".

2 comentários:

  1. Tenha nascido em Viseu ou em Guimarães, ele foi o grande culpado do que hoje estamos a viver!

    ResponderEliminar
  2. Não vale a pena tentar diminuir o estudo de Barroso da Fonte apresentando-o com o mero publicista. Vamos mas é analisar os argumentos que apresenta um por um. Valeu? Tenho os dois livros, A. Fernandes e B. Fonte, e vale a pena comparar. Mas é fundamental a análise de especialistas na época e na leitura da documentação original.

    ResponderEliminar