quinta-feira, 21 de maio de 2009

ICBN aprova projecto da Coca-Cola para engarrafar água Serra da Estrela

“O projecto da Coca-Cola para engarrafar água de origem portuguesa, na Serra da Estrela, já obteve autorizações necessárias”, noticia o jornal Público.
Após a Unicer ter optado por vender a sua fábrica em Gouveia à multinacional norte-americana, o projecto de redimensionamento da unidade fabril foi aceite pela autarquia local e, agora, recebeu a aprovação do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).
Segundo fonte oficial, “o organismo considerou, num parecer prévio, que o investimento da Coca-Cola na região "não é problemático em termos ambientais" para o Parque Natural da Serra da Estrela”.
“O arranque da fábrica da Coca-Cola estava dependente destas duas autorizações, uma vez que, antes de concretizar a compra da unidade da Unicer, grupo líder de bebidas em Portugal, a multinacional necessitava garantir que poderia aumentar a área e a capacidade de produção. Essa era, aliás, a principal condição para avançar com os planos”.

10 comentários:

  1. Os meus parabéns à Antena Livre pelo excelente Blog. Agora só falta melhorar um pouco mais as emissões para ficar no ponto! Mas pela amostra, estou em querer, que a onda livre da nossa terra, será bem capaz de nos refrescar a todos, que bem precisamos!

    ResponderEliminar
  2. É pena que numa terra como a nossa, a Rádio não tenha mais apoios porque é a melhor forma de levarmos mais longe o nome de Gouveia.
    Mesmo assim, é possível desde há muito tempo ouvir em qualquer canto do mundo as emissões pela internet.
    Parabéns. Continuem a lutar conta a maré!

    ResponderEliminar
  3. Minha cara Liliana, aceite este conselho que lhe dou. Não persista na sondagem sobre o candidato que vai ganhar as eleições autárquicas porque não se encontra em condições de garantir que esses votos são fidedignos. Ninguém consegue garantir isso nesta plataforma informática.
    Cumps. deste GVA do Rascunhos...

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo GVA,

    Bem sei, e todos sabemos que a fidelidade de algumas das valências da Internet é nula ou reduzida. Contudo, as sondagens valem o que valem,e apenas coloquei as duas sondagens presentes neste blog como forma de dinamizar este espaço. Tal como a SIC, todas as semanas faz uma sondagem na plataforma do AQUI E AGORA, onde sabemos que os resultados, podem ser trapaceados, mas como lhe digo, valem o que valem e quero acreditar que estamos entre pessoas adultas e de bem. E considerando-me uma pessoa completamente neutra no que diz respeito a política não vejo por isso motivos, para não continuar com a sondagem.
    Todavia, aqui fica o meu gentil abraço pela sugestão proposta e gostaria de ressalvar que continuo disponível para receber todos os conselhos vindos da sua parte e da parte de todos os visitantes do blog da rádio.



    Liliana

    ResponderEliminar
  5. Cara Liliana, penso que ainda não entendeu a dimensão do problema. Vejamos: quando nos propomos fazer alguma coisa (neste caso uma sondagem) devemos ter em mente um objectivo. Neste caso seria extrapolar para um resultado eleitoral a partir da amostra que recolheu. Ora, como teve oportunidade de admitir, essa sondagem não lhe inspira confiança, porque assumiu, à partida, que os dados se podem encontrar viciados. A pergunta que se impõe é, simplesmente, esta: arriscará, a minha cara, uma análise com base na referida amostra? Se não, tudo bem, podemos assumir que aquele apêndice é algo meramente figurativo e quando se esgotar seu o prazo o destino será o lixo; Se sim, então deve ponderar a credibilidade do trabalho que se propõe desenvolver, porque se encontrará muito vulnerável. Repare, a Liliana está a usar o nome dos três verdadeiros candidatos à presidência do município e, como tal, deverá acautelar o resguardo a sua honorabilidade.
    Fosse esta plataforma segura do ponto de vista da (in)violabilidade e seria eu o primeiro a dar-lhe toda a força porque, ao contrário do que afirma, as sondagens são um poderoso instrumento de trabalho em ciências sociais (e exactas tb)por nos permitirem (ou não) a antecipação, com alguma margem de erro, de resultados expectáveis.
    Interprete isto, apenas, como um pequeno contributo para a valorização deste espaço.
    Cumps. GVA

    ResponderEliminar
  6. Caro GVA,

    Mais uma vez fica registado o conselho,


    Cumprimentos

    Liliana

    ResponderEliminar
  7. Caro GVA,

    As sondagens não assumem todas propósitos nem metodologias científicos. Em situações relativamente informais, empresários, presidentes de Juntas, organizadores de eventos, recorrem às sondagens para fins muito diversos.

    E sim: as sondagens podem ter uma finalidade meramente recreativa, de entretenimento e de expressão pessoal de cariz não vinculativo. Diversos jornais realizam semanalmente sondagens sem base científica (consulte por favor qualquer exemplar do Diário das Beiras), porque o seu propósito não obedece precisamente aos objectivos de uma sondagem televisiva em período de campanha eleitoral.

    São coisas diferentes. E visto a jornalista responsável já ter circunscrito a finalidade das sondagens deste blogue em comentário anterior, não vejo a utilidade dos contínuos reparos que aqui apresenta.

    ResponderEliminar
  8. Penso que estão a interpretar mal o reparo do GVA.

    É claro q nenhuma sondagem é 100% fidedigna, mas uma coisa que as sondagens normais apresentam é que cada individuo apenas pode participar nessa sondagem uma vez.

    Já em sondagens na internet, salvo alguns locais especiais, e no qual não incluo o Blogger, a mesma pessoa pode introduzir dezenas de votos...ou até mesmo centenas, dependendo da disponibilidade da pessoa. E mesmo que tenha pouca disponibilidade o que não faltam por aí são dezenas de scripts de votação automática.

    É só isso que o GVA quer dizer... que no fundo, sondagens aqui no blogger pouco ou nada servem, e a maioria das vezes servem mais de contra-informação do que propriamente de estudo.

    PS: Já agora...saúdo a presença da antena livre da blogosfera gouveense...que fiquem cá por muito tempo ;)

    ResponderEliminar
  9. Nem mais um ponto ao que o +gva fez questão de explicar. Só não entende quem não quer. Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  10. Muitos Parabéns!!! É um excelente blog com óptimas ideias de dinamização e muito bem escrito...

    Quanto à sondagem, queria pedir-lhes que leiam atentamente a pergunta caros gva's. Se atentarem bem nela perceberão que nos remete para as chamadas sondagens de opinião, e é aqui que reside toda a diferença: não se pretende extrapolar para nada pois não são seguidos os procedimentos estatísticos que garantam a cientificidade de uma eventual previsão. Nem é isso que se pretende, mas antes uma possibilidade de entretenimento e consulta de opinião sem qualquer carácter vinculativo. Paremos de reinventar a pólvora que isso é tempo perdido...
    Se a pergunta fosse: "acham que o Quique continuará a ser o treinador do Benfica na próxima época?" era vê-los a votar que nem carneirinhos sem sequer se questionarem em quê nem para quê!!

    ResponderEliminar