quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Debate com os candidatos às Eleições Autárquicas 2009

Não perca o debate com os cabeças de lista à Câmara Municipal de Gouveia onde todas as dúvidas vão ser esclarecidas e onde o ouvinte poderá deixar a sua questão aos candidatos. Comece já a deixar as suas perguntas no blog da Rádio Antena Livre de Gouveia: antenalivredegouveia.blogspot.com
No próximo dia 5 de Outubro, segunda-feira, entre as 11h e as 12h30, com a moderação da jornalista Liliana Carona, um debate a não perder.

79 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Goatava que os candidatos me respondessem ao seguinte: quando eu morava em gouveia, há 15 anos atrás, a pergunta mais frequente que me faziam quando dizia que era de Gouveia era: Onde é que fica isso? Hoje a pergunta à mesma é: Como é que eu vou para lá? Onde posso ficar? o que me aconselhas para ver ? Não há dúvida que a minha terra foi "posta no mapa" e é com muito orgulho que por onde passo faço questão de dizer que sou de Gouveia, mesmo que não viva lá há 15 anos. A pergunta é: Nos dias de hoje o que falta a Gouveia para ser um chamariz de qualidade de turismo? Certamente melhores acessos? Hoteis? estalagens? O turismo vai ser a nossa salvação nos próximos tempos (décadas)! Não haja ilusões! Gouveia tem tudo o que Lisboetas e pessoas das grandes cidades almejam para ter: paz e tranquilidade, segurança e ar puro. Nenhuma empresa se vai instalar em Gouveia quando tem Mangualde junto a uma A25 assim como Nelas!! O que falta a Gouveia? Qualidade de serviços?

    ResponderEliminar
  3. Sendo por demais evidente o acentuado declinio económico e social no Concelho de Gouveia, resultado das políticas que têm sido levadas à prática quer pelo Partido Socialista, quer pelo Partido Social Democrata, tanto no plano nacional como no plano local, originando a 'fuga' de cada vez mais jovens do concelho para outras paragens em busca do emprego que por cá não existe, gostaria que o candidato da CDU (força política que nunca elegeu qualquer vereador para a C.M., situação que espero se altere no próximo dia 11) enuncia-se algumas das soluções que preconiza para o concelho, no sentido de inverter tal situação. Coloco esta questão apenas ao candidato da CDU, já que em relação às outras candidaturas, e como 'já por cá ando à uns bons pares de anitos', 'CONHEÇO BEM' as suas propostas VS promessas (de quatro em quatro anos). CONHEÇO BEM MELHOR (infelizmente) AS SUAS CONSEQUÊNCIAS!

    ResponderEliminar
  4. Para não se cair nos vícios habituais deste tipo de debates, gostava que de uma maneira sincera, frontal e crítica, os candidatos visassem aquilo em estivessem de acordo que mudou em Gouveia: sejam infraestruturas, serviços, ou obras muito concretas em que sejam notórias melhorias de há 4,6 ou 8 anos a esta parte: Dou exemplos: concordam que gouveia está mais limpa que antes? concordam que o Posto de Turismo veio ser uma mais valia com a sua actual localização? A rede wireless e a informatização dos serviços( ex. juntas de freguesia na net)traz algo positivo ao comum cidadão? O pequeno autocarro que agora faz o percurso pela cidade é positivo e evidencia isso mesmo?São pequenos exemplos concretos que gostava de ver salientados por todos. Não estar sempre a criticar - já toda a gente sabe que temos falta de emprego,etc. Já alguém se deu conta que termos uma actividade cultural bastante diversificada pode ser até um chamariz para quem quer regressar à terra, pois afinal isso já a distancia da pobre vila sem ofertas de há duas décadas? E que quem vive na própria terra não liga nada a essas "culturalidades" como é visível, por exemplo nos concertos das bandas no teatro-cine, onde estão sempre meia dúzia de gatos pingados que até envergonha quem lá toca? Apenas alguns fios de pensamento mais pormenorizados...que gostava de ver em reflexão pelas forças políticas.

    ResponderEliminar
  5. Meus carissimos.... é totalmente descunhecido á minha pessoa quem é que trata deste blog, ou quem coloca cá links e coisas do género... mas.... fiquei bastante triste e desiludido quando andava a ver este mesmo blog e reparei na pseudo sondagem que aqui se encontra.... é que se repararem... para estas eleições te,os mais um candidato... temos a candidatura do Nuno Simões pelo CDS... não o colocaram na lista porque??? sera que este partido mete assim tanto medo aos restantes politicos ou assusta-os a humildade e simplicidade das pessoas que fazem parte daquela lista????? Peço também a todos os que gostam de escrever neste blog, que sejam homens e mulheres de coragem para não ´so darem a cara por aquilo em que acreditam, mas também para não se esconderem por tras do anonimato quando escrevem... Gostava tambem que me esclarecessem de... Na impossibilidade de agenda do Candidato Nuno Simões em participar no debate de dia 5 do corrente mês... porque não pode ser representado pelo numero dois da lista???? Preferem o Nuno Simoes para o poderem atacar por saberem que ele se vai atrapalhar muito mais do que o numero dois???? ou será que o facto do numero dois ainda fazer parte de outra força politica lhes faz confusão??? ou sera que vao querer "queimar" os elementos da lista em termos de sociedade civil por darem a cara por um outro partido que não o deles?????
    Nada mais tenho a dizer... e aproveito para pedir a correcção da pseudo sondagem, para nao lhe chamar "reles Sondagem elaborada neste blogue. e assim me despeço e sem medo mais em baixo esta a minha assinatura.


    Paulo Albuquerque
    O número dois da Lista do CDS-PP

    ResponderEliminar
  6. Caro Paulo Albuquerque,

    Primeiro aspecto, em relação à sondagem, passo a explicar o sucedido. A sondagem, que não tem qualquer tipo de cariz vinculativo, foi colocada em Maio, sendo que a mesma não poderia ser alterada, devido à dinâmica inerente à gestão dos blogues, que não permite acrescentar um candidato depois de a sondagem já ter sido iniciada. O que eu poderia ter feito e poderá constituir um lapso da minha parte, era ter eliminado a sondagem, assim que apareceu a vossa lista. Contudo, a mesma já foi eliminada para que não surjam mais confusões. E até concordo em parte consigo quando classifica a sondagem de “reles”, porque a mesma não assume qualquer tipo de fiabilidade quanto aos possíveis resultados, mas também não é esse o objectivo deste tipo de sondagens. O fim último consiste em dinamizar o blogue através da disponibilização de pontos de interesse que esta plataforma nos oferece.
    Segundo aspecto, refiro-me agora à questão por si colocada sobre a sua participação no debate. Trata-se de “regras do jogo”, que ainda ponderámos alterar, para que houvesse participação do CDS no debate, mas depois vimos que tal não poderia ser feito, por uma questão de seriedade e igualdade para todos os partidos. O debate foi pensado para a participação dos cabeças de lista à Câmara Municipal de Gouveia. Tanto que e como poderá confirmar na carta que foi enviada pela Rádio a todos os partidos, na mesma podia ler-se que “estamos receptivos a considerar datas e horários alternativos que os cabeças de lista queiram sugerir”. Ora se me diz que “Na impossibilidade de agenda do Candidato Nuno Simões em participar no debate de dia 5 do corrente mês... porque não pode ser representado pelo número dois da lista????”. Eu respondo-lhe com outra questão, porque é que na impossibilidade de agenda do Candidato Nuno Simões em participar no debate de dia 5 do corrente mês, não propuseram outra data? A título de exemplo, o PSD não demonstrou disponibilidade para a primeira data agendada, e sugeriu outra data, que os restantes partidos concordaram. Todavia, se o meu esclarecimento não tiver sido suficiente, uma vez que apenas sou jornalista e responsável pela gestão do blogue, pedia-lhe que entrasse em contacto com a direcção da rádio, cujo endereço se encontra nesta página.
    Por fim, uma última referência ao seu comentário: “Preferem o Nuno Simões para o poderem atacar por saberem que ele se vai atrapalhar muito mais do que o número dois????”. Quem quer atacar quem? Como moderadora do debate lhe afianço que o Senhor Nuno Simões iria ser tratado com o mesmo respeito que todos os outros candidatos. O debate vai servir para esclarecer os ouvintes e não para “ataques”.


    Com os melhores cumprimentos e sempre disponível para eventuais esclarecimentos,

    Liliana Carona

    ResponderEliminar
  7. Nada tenho a ver com o vosso partido, mas parece-me indelicado esta afirmação “Preferem o Nuno Simões para o poderem atacar por saberem que ele se vai atrapalhar muito mais do que o numero dois????” Afinal quem é que está a pôr em causa as capacidades do cabeça de lista do CDS? Pelos vistos, não é porque se encontra indisponível, mas sim porque “se atrapalha”. Nesse caso, não deveriam ter pensado nisso antes de escolherem o cabeça de lista para o partido? Sim porque quem se mete nestas coisas, tem que ter para além de vontade, alguma postura, força e dinâmica para este tipo de cargos. Eu digo-lhe sinceramente, se fosse eu, também me engasgava no debate, mas por isso mesmo é que não me meti em nenhum partido. Vamos a ser homens honestos e ponderados.


    João Carlos, S.Paio

    ResponderEliminar
  8. O que pensam os candidatos fazer em prol da habitação social já que não existe em Gouveia (concelho)ou se existe não se nota?

    ResponderEliminar
  9. Como pensam os candidatos resolver o problema do endividamento da Câmara pois como toda a gente sabe, Gouveia está no top das câmaras com mais dividas no País?

    ResponderEliminar
  10. Para quando um canil com condições para os animais abadonados que proliferam em Gouveia?E a sua esterilização?Aposta-se em tantos inventos e não nesta questão crucial na qual os Gouveenses tanto falam.

    ResponderEliminar
  11. Senhores candidatos para quando as ligações de Gouveia à A25 e IP3?As promessas já vêm de longe só que o problema é que todos se esquecem depressa do que prometem.

    ResponderEliminar
  12. Drº Álvaro Amaro o senhor prometeu aos Gouveenses um polo universitário,onde está ele?Não nos venha dizer que a culpa foi do Instituto da Guarda,pois se o senhor se tem empenhado a fundo nesta mais valia penso que teria conseguido.

    ResponderEliminar
  13. O risco é uma ambição. Só não erra quem nunca faz nada mal e muitas vezes os gouveenses (certos) porque nem todos são assim, merecem o que o Alvaro Amaro fez por esta cidade. Não esperem... Que piada fenomenal?! Ouvi por ai dizer que o Alvaro Amaro tirou os Bellinos aos Gouveenses, ouvi dizer... e que o Dr. Armando queria devolver os Bellinos aos de Gouveia, porque seguno muitos o Dr. Alvaro Amaro retirou isso aos Gouveenses...! Ganhem todos juizos e olhem por quem fez obra.

    ResponderEliminar
  14. senhores candidatos o que pensam fazer em relação aos trabalhadores desempregados em gouveia?

    ResponderEliminar
  15. Jorge Almeira, morador4 de outubro de 2009 às 20:46

    Boa noite. Em primeiro lugar gostava de destacar a minha admiração em tanto "anónimo" aqui a postar. O tempo da outra senhora já era e fazer uma pergunta, por enquanto, não ofende. Desde que haja respeito e bom senso.
    Em segundo lugar espero que todas estas questões sejam de facto colocadas aos candidadatos, já que pelo menos, parecemos ser os mais interessados em obter esclarecimentos, já que nos damos ao trabalho até, de explanar aqui as nossas dúvidas.
    Finalmente a minha questão pecará por ser muito simples, mas que espelha um pouco do que vou observando na cidade: Gostava que me esclarecessem, e do seu ponto de vista individual, como é possível no início da Travessa da Biqueira terem sido feitas obras de melhoramento para ajudar os condutores que entram e saem dessa rua, e até ter sido posto um sinal de estacionamento proibido junto à entrada da mesma rua (no muro da antiga Pensão Estrela) e estaram lá TODOS os dias carros estacionados que dificultam e muitas vezes impedem a entrada na rua e NUNCA algum carro ter sido multado, mesmo estando À FRENTE do sinal praticamente todo dia?? Conluio? Falta de fiscalização? É algo que tem atormentado os residentes que já protestaram...e a situação continua. Como é possível, com duas forças de segurança sediadas na cidade??

    ResponderEliminar
  16. O haver tanto anónimo reflecte bem o que vai nesta terra.
    Mas a minha questão vai para todos os candidatos, que é saber quais são a politicas em relação à privatização da água que é de todos nós.

    ResponderEliminar
  17. O que pensam fazer os senhores candidatos em relação à cultura? vão fazer como até aqui? comprar a cultura em pacote e desprezar os agentes culturais da terra?

    ResponderEliminar
  18. Caros senhores candidatos do PSD e PS, só estes porque são responsáveis pelo que tem acontecido nesta terra nos últimos anos.
    Os senhores que só em tempo de campanha visitam várias vezes as nossas freguesias, por acaso já repararam como a sua grande maioria está a ficar deserta? São capazes de me dizer (caso tenham coragem) quais são as razões?

    ResponderEliminar
  19. Dr. Álvaro Amaro,
    O senhor que gosta tanto de obras à PARIS, não acha que devia ter mais atenção a pequenas obras que fazem a diferença no dia-a-dia dos cidadãos da nossa terra?
    1º - As várias e péssimas situações de habitabilidade de algumas pessoas idosas que não têm como arranjar as habitações.
    2º - O estado deplorável do Mirante do Paixotão ou da cerca.
    3º - A falta de contentores de lixo em certas ruas.
    Estes são apenas 3 exemplos de muitos que sem serem obras grandiosas, como o senhor gosta e que nos vão custar caro nos próximos anos, podiam ser resolvidas com tão pouco dinheiro.

    ResponderEliminar
  20. Gostava de perguntar aos três candidatos (mais ao PS e PSD) se não sentem vergonha em gastarem o que estão a gastar em "brindes", sabendo das condições económicas que o país atravessa, bem como das muitas situações de miséria que existem no nosso concelho (sim, porque em Gouveia existe miséria senhores candidatos).
    E JÁ AGORA APROVEITO PARA DIZER O QUE ALGUÉM JÁ DISSE POR OUTRAS PALAVRAS. SE EXISTE TANTO COMENTÁRIO ANÓNIMO, É PORQUE EXISTE UM SENTIMENTO DE MEDO EM GOUVEIA IGUAL AO QUE SE VIVE NO PAÍS.

    ResponderEliminar
  21. Perguntas:

    Porquê contratar tantos serviços externos à Câmara e ao Concelho para executar tarefas perfeitamente concebíveis pelo pessoal do Município e/ou por população, empresas, do Concelho? Esta gestão é tolerável num concelho tão necessitado de empreendimentos que retenham a debandada de população á procura de trabalho?

    O que vamos dizer ao turista: Visite-nos mas beba água, não de Gouveia, mas de outro Concelho? E olhe que está pela preço da hora da morte, desde que a entregaram á gestão privada? E tinhamos nós água tão boa!!!... (?)

    A propósito da bandeira da cultura, tão badalada pela actual gestão do Município, não merece o grupo de Teatro Escola Velha, em nome da cultura feita de cá de dentro (de Gouveia e com alma) outros apoios, outras condições de trabalho? As promessas já são maiores de idade, não fosse o amor á arte, seria outra grande perda para o Concelho.

    Sobreviver no Concelho de Gouveia, ao que temos assistido nestes vinte cinco anos, começa a ser uma verdadeira aventura? As medalhas para os resistentes vão vir de Lisboa ou Coimbra?

    Estas perguntas são dirigidas a todos os candidatos.

    ResponderEliminar
  22. Caso percam as eleições irão exercer o seu mandato até ao final?

    ResponderEliminar
  23. Sobre a saúde:
    O que podem esperar os Gouveenses quanto ao acesso ao Serviços Públicos de Saúde? O SAP está para ficar e com mais valências?

    ResponderEliminar
  24. Tendo em conta que um dos candidatos até já assumiu responsabilidades governamentais ao nível da agricultura, importa saber que medidas concretas foram tomadas até agora e que outras se pretende tomar, caso ganham as eleições autárquicas, para definitivamente implementar em Gouveia um projecto consistente e estruturado de desenvolvimento agrícola pioneiro, por exemplo, no âmbito da agricultura biológica.
    Por outro lado, que iniciativas visam tomar para que os municípios consolidem esforços em prol do desenvolvimento da Serra da Estrela, ao nível da agricultura e do turismo, por exemplo, no contexto da Associação Intermunicipal da Serra da Estrela?

    ResponderEliminar
  25. Maria dos Santos Rodrigues5 de outubro de 2009 às 10:49

    Um dos principais desafios para os concelhos do interior de Portugal é o combate à desertificação de gentes e terras, bem como fazer face ao abandono gradual das infra-estruturas.
    Se tivermos em conta que o turismo é assumido como uma das possíveis alavancas de desenvolvimento desta zona, notamos ao mesmo tempo que o potencial da Serra da Estela tem sido subaproveitado, perdendo-se oportunidades e sinergias inter-municipais verdadeiramente pioneiras capazes de fixar populações, fazer renascer a agricultura local e de lançar um turismo de genuíno e elevado nível, o que teria reflexos no desenvolvimento económico. É muito difícil fazer turismo sem pessoas fixadas localmente.
    De facto, as obras de embelezamento local são visíveis, assim como as de apelidar os municípios, entre outros nomes, de estrelas da serra, capitais da neve e do queijo. No entanto, são apelidos inconsequentes, já que não atraem sustentadamente o turismo de alto nível nem fixam investimentos, para lá dos que vão aparecendo mas sem um balizamento de desenvolvimento integrado. Por outro lado, que turistas apreciam uma Serra da Estrela onde os campos estão abandonados? Há uma efectiva desintegração de sinergias inter-municipais. Ou pretendemos que os municípios sejam verdadeiros museus de hábitos e costumes ao ar livre?
    A este nível, se por um lado, a iniciativa privada é essencial, por outro, a das Câmaras não é de somenos importância. As autarquias têm um papel indiscutível na apresentação e lançamento de iniciativas pioneiras (por exemplo, cooperativas intermunicipais de agricultura biológica cujos produtos sejam escoados para projectos de turismo local de alta qualidade). E é aqui que as autarquias do interior têm um desafio maior, o de serem originais.
    A agricultura biológica é apenas um exemplo que conjuga simultaneamente o desenvolvimento sustentado e ecológico da terra com o embelezamento da Serra da Estrela. Se olharmos para outras regiões, como o Douro, vemos como a agricultura é o motor de desenvolvimento capaz de atrair investimento e turismo. No nosso caso, a marca Serra da Estrela está enfraquecida e fortemente ligada à neve (que não dura todo o ano).
    Neste sentido e tendo em conta que um dos candidatos até já assumiu responsabilidades governamentais ao nível da agricultura, importa saber que medidas concretas foram tomadas até agora e que outras se pretende tomar, caso ganham as eleições autárquicas, para definitivamente implementar em Gouveia um projecto consistente e estruturado de desenvolvimento agrícola pioneiro, por exemplo, no âmbito da agricultura biológica.
    Por outro lado, que iniciativas visam tomar para que os municípios consolidem esforços em prol do desenvolvimento da Serra da Estrela, ao nível da agricultura e do turismo, por exemplo, no contexto da Associação Intermunicipal da Serra da Estrela?

    ResponderEliminar
  26. Gostaria de desafiar os candidatos da oposição, a dizer o que de bom se fez nestes oito anos de mandato do PSD

    ResponderEliminar
  27. Gostaria de perguntar ao candidato do Partido Socialista, se ele concorda com o encerramento nocturno do SAP??

    ResponderEliminar
  28. Muito bom dia,estará o candidato do PS, ao lado de Alvaro Amaro, caso este vença as eleições, para pugnar junto do Governo,a criação do curso do ensino superior?

    ResponderEliminar
  29. Não era suposto estar no ar o programa? E alguém estar no estúdio? É que estou a acompanhar a emissão via online e só dá música!! E são 11h1om.... além de ninguém atender o telefone nos estúdios! Querem lá ver que houve sabotagem!!

    ResponderEliminar
  30. Bom dia, gostaria de perguntar ao candidato/pres da concelhia PS, Prof. Armando, o seguinte:
    Já que a concelhia resolveu candidatar o seu presidente (sem ponderar outros candidatos), caso perca as eleições e principalmente se tiver resultados ainda piores do que há 4 anos, vai-se demitir da concelhia?

    ResponderEliminar
  31. Este senhor alvaro amaro só deita areia para os olhos dos Gouveenses.! .... Deve pensar que temos palas nos olhos..!!!... Senhor Alvaro Amaro deixe-se de ironias e demagogias. O seu tempo como forasteiro nesta cidade, que diz que é sua, está a terminar!

    ResponderEliminar
  32. Gostaria de questionar, o candidato do Partido socialista de Gouveia, onde estava a quando da defesa do encerramento do SAP em Gouveia????

    ResponderEliminar
  33. Senhor alvaro... a manipulaçao foi sua... para expulsar as pessoas que pertenciam á lista do CDS .! DEVIA TER VERGONHA em fazer isso.! mostra o medo que andam a sentir.!

    ResponderEliminar
  34. Reitero a pergunta feita por outro ouvinte!
    Uma das maiores vergonhas a que assisti em Gouveia foi ao silêncio encapotado, ridículo, vergonhoso e incrível do PS aquando do Fecho do SAP e adiamentos sucessivos do Centro de Saúde! Envergonhou-me a minha terra e o PS. Essa nunca esquecerei!
    Senhor professor Armando...onde estava? Onde estava o PS? como foi possível ? De futúro é essa a postura do PS? Como foi possível ver ali homene e mulheres em manifestação dos seus direitos e PS.....sumiu do mapa??

    ResponderEliminar
  35. Estes comentarios do SAP tambem devem andar a ser pagos com cheques de 25 € ou será com cobertores???.....

    ResponderEliminar
  36. Questão para os candidatos:
    A água pública é para privatizar ou não? Já sabemos a opinião do candidato Nuno Abreu, que considero ser uma medida REALMENTE em prol da comunidade. Quanto aos outros candidatos, ainda não ouvi nada a não ser assobios para o ar...

    Só um pequeno reparo: E ainda se acredita na seriedade da candidatura do CDS/PP?

    ResponderEliminar
  37. Aceitaremos e filtraremos tudo de bom que as propostas do PS e CDU, tragam para quem vai ganhar as eleições.Obrigado armando, por teres afirmado que a derrota é inevitável.

    ResponderEliminar
  38. E os Bellinos?? O que é que candidato do PS quer dizer com "Vamos devolver os Bellinos aos gouveenses?

    Será que o senhor não vê que a obra já está em andamento?

    ResponderEliminar
  39. Gostaria de perguntar ao Sr. Armando porque é que a Escola perdeu tanta gente? não é porque vao para Seia?
    E porquê? Não terá a sua escola qualidade necessária??

    ResponderEliminar
  40. O Prof Armando Almeida falou na perca de alunos na Escola Secundária de Gouveia. O que tem a dizer sobre o facto da Escola Secundária de Gouveia abandonar a Escola EB 2,3 de Vila Nova de Tazem, deixando que estes "fujam" para a Escola Secundária de Seia? Será responsabilidade do Municipio? Ou da "sua" escola secundária que pede ao Dr. Alvaro Amaro para não se preocupar...

    ResponderEliminar
  41. o museu foi mais um tacho criado!!.,., para o eterno jovem!! este alvaro amaro deve pensar que esta a falar para calhaus!

    ResponderEliminar
  42. É impressionante! Este espaço é para questionar, não é para mandar recados e trocar galhardetes. Falta de civismo, tenham vergonha!

    ResponderEliminar
  43. Este senhor professor Armando Almeida, que até foi meu professor de mecânica, está a deixar me estupefacto quando goza e desvaloriza aquele que tem sido um ex-libris de visitas em gouveia nos últimos tempos: o museu da miniatura automóvel! Só mesmo quem está completamente a leste da realidade da terra para não olhar para aquele museu com seriedade! O museu do pão em Seia foi um sucesso, o de Gouveia está a ser uma aposta com mais valia para a terra, e depois este senhor manda bitaites para o ar. Com o devido respeito que lhe tenho, e apreço pelo que tem feito na escola secundária, não acha que lhe fica mal? Ainda não respondeu onde estava no encerramento do SAP...

    ResponderEliminar
  44. O Dr. Álvaro Amaro tem anunciado que já garantiu 6 Milhões de euros em projectos QREN para o próximo Mandadato.
    Gostaria de perguntar se os Candidatos da CDU e do PS, caso venham a ganhar as eleições, se se sentem capazes de fazer uma gestão positiva desses recursos, se sentem que têm o "know-how" necessário para "abrir as portas necessárias" para os projectos avançarem. Ou se a vossa inesperiência politica pode prejudicar esses mesmo fundos, fruto da aprendizagem que terão de ter para a sua gestão profícua? Não temem prejudicar os Gouveenses?

    ResponderEliminar
  45. lançamento da primeira pedra!!?!?? isso sim... voce é campeao senhor alvaro amaro!!.,.., até na demoliçao dos belinos foi deitar a primeira pedra.. é triste querer tanto protagonismo..

    ResponderEliminar
  46. Em relação ao Multiusos:
    Totalmente de acordo com a sua construção, já que o actual pavilhão não oferece as condições necessárias e deveria ser melhorado.
    Em Gouveia, caso Armando Almeida não saiba, há clubes de Futsal, Basquetebol e Andebol, que beneficiariam em tudo com a sua construção. E além das modalidades locais, também pode ser possível utilizá-lo para outras modalidades que habitualmente não são praticadas num espaço do género (como o Judo, cujo nacional teve lugar em Gouveia...) e fases finais nacionais de diversas modalidades.
    Armando Almeida é também desconhecedor da realidade desportiva concelhia.

    ResponderEliminar
  47. antes demais gostaria de louvar a iniciativa da antena livre . a minha questão é direccionada para todos os candidatos e como tal gostaria de saber quais os projectos para os jovens de gouveia ? para os jovens que se encontram nesta cidade quais as ofertas por parte de cada partido politico ? e já agora , direccionando-me para o professor armando almeida , gostava de saber qual é a importância que assumem , para este, os alunos que saiem da escola secundária de gouveia para a escola secundaria de seia ? porque é que a escola tem vindo a perder a sua capacidade de atracção e porque é que o mesmo director não faz nada para contrariar a tendência ?

    ResponderEliminar
  48. Cara senhora jornalista, não se preocupe com a extensão do programa, penso que é muito mais importante as coisas ficarem esclarecidas e podermos todos ouvir os candidatos com calma e sem as pressas de horários rígidos. Quero também salientar o seu profissionalismo e capacidade de conduzir a emissão. A rádio já merecia isso! Parabéns.

    ResponderEliminar
  49. Digam aí ao "prof" Armando que nas aldeias não há aderência! Quando muito há adesão! Onde é que ele andou a estudar?

    ResponderEliminar
  50. Em relação ao pavilhão multiusos é triste constatar que o sr. Armando Almeida não saiba que este é usado não só por clubes de práticas desportivas, mas também por jovens nas suas horas de lazer, se o sr. se dirigir, durante a semana, apartir das 19 horas ao pavilhão irá constatar que este tem muito uso, mas infelizmente as condições dele sãopoucas, logo é louvável a construção de um novo pavilhão equipado com excelentes e modernos equipamentos que sirvam a comunidade e os jovens em particular, ou seja todos os gouveenses.
    É triste que o Sr. como professor não incentive e apoie a práctica desportiva.

    ResponderEliminar
  51. Professor Armando Almeida se quer ser Candidato à Camara Municipal como pode ser poss´vel confundir nabainhos como freguesia? O senhor nem conhece o concelho!!!! Na minha opinião isto é básico e do conhecimento de todos os gouveenses que Nabainhos pertence à freguesia de Melo!!!!

    ResponderEliminar
  52. Estudei em Gouveia com o Armando... já na data esse rapaz era o que é hoje! Uma nódoa! É esse candidato o melhor que o PS Gouveia tem para enfrentar o Álvaro Amaro? Coitadinho

    ResponderEliminar
  53. É mesmo de rir essa do Armando sobre o SAP. O candidato do PS foi para o programa já com os copos?

    ResponderEliminar
  54. O Dr. Álvaro Amaro acabou de ser acusado de não pagar aos empreiteiros. Penso que o Sr. Armando Almeida deve estar a referir-se ao Sr Viegas de Ribamondego. Se assim é, se a empresa está quase na falência, como ofereceu 81.000 à Junta de Freguesia de Vinhó?

    ResponderEliminar
  55. Meu caro Professor Armando!! Requalificar as Penhas Douradas??? Esta é uma questão muito pertinente!! As penhas Douradas pertencem a Manteigas caro professor!!! O senhor não tem conhecimento de coisas ditas como básicas e que fazem parte de todo o senso comum. PENHAS DOURADAS = MANTEIGAS!!!! Neste sentido eu pergunto-lhe humildemente: vai ajudar Gouveia ou Manteigas???

    ResponderEliminar
  56. O candidato do PS mais depressa distribuia vinho pelos Gouveenses que água! E se falar com o amigo José Sócrates ainda melhor

    ResponderEliminar
  57. Quero colocar uma questão em particular ao candidato pelo partido socialista:
    Como director da escola secundaria c/3ºciclo de Gouveia, tenho conhecimento por mim proprio de que existem alunos que tendem em transferir-se para a escola de Seia, ou outras zonas como Lisboa, Porto, etc. Esses alunos não recebem qualquer incentivo a permanercer na escola de Gouveia. Voltando á questão é: Quanto ao ensino superior em Gouveia o senhor também irá incentivar os alunos a abandonar Gouveia para se dirigirem para outras regiões?

    ResponderEliminar
  58. Quero perguntar ao professor Armando Almeida o que acha da medida tomada pelo municipio em abdicar parte da receita do IRS em beneficio dos seus cidadãos.

    ResponderEliminar
  59. A política discutida neste debate nada tem a haver com os problemas do reais do concelho de Gouveia!!! Discutir SAP, Cinemas, Escolas, Universidade\Politécnico, Futebol, Museus tricas partidárias...é preciso, mas... há uma coisa que toda a gente esquece ou não quer lembrar que é saber em que é que se baseia a economia do Concelho de Gouveia. Qual é o motor dessa economia? Durante este anos todos nada foi feito para estudar este assunto, mas, em vez disso, foram feitas medidas avulsas, ad-hoc só para fazer "show off".

    Resumindo, quando descobrirem o motor da economia do Concelho, todos os outros problemas serão resolvidos por si. Mas os políticos não têm tempo para isso, têm que fazer política... colar cartazes, dar beijinhos e dizer que o outro é mau...infelizmente não é só em Gouveia.

    João Sem Medo

    ResponderEliminar
  60. SE os eventos não trazem retorno, o que se chama ao dinheiro gasto pelas pessoas que vêm aos eventos!???????

    ResponderEliminar
  61. Os habitantes e moradores da zona de Santa Cruz e da Biqueira agradecem a "não" pertinência da pergunta feita, tão simples para uma situação concreta que aflige a terra e a sua zona como seja o estacionamento. Era uma pergunta simples que esperávamos ver respondida. Pleos visto apenas as respostas aos "anónimos" tiveram proveito, qualquer das outras de pessoa identificadas ficaram na gaveta. Assim percebo os comentários dos "anónimos"

    ResponderEliminar
  62. o que vai acontecer á rádio quando ganharem as eleições, vai continuar aser a mesma coisa, ramente se identifica a mesma música sempre... se alguém quiser responder... porque ningúem se lembrou disso.

    ResponderEliminar
  63. Acho que tenho que concordar com o homónimo anterior. Tendo sido o 1º a colocar uma questão aqui no blog,que acho que de facto espelha o futuro de Gouveia, a mesma não tenha sido colocada de modo suscinto aos outros candidatos: No entanto o Dr.Álvaro aflorou a questão e parece partilhar a minha visão: Turismo, turismo, turismo...Não haja ilusões.

    ResponderEliminar
  64. Sou e sempre fui do PSD mas tenho de admitir, por muito que me custe. Este Dr Alvaro Amaro é um arrogante de primeira. Aprenda com os seus adversários que lhe deram uma boa lição de civismo.

    ResponderEliminar
  65. Esteve muito bem a jornalista.
    Está de parabéns a rádio antena livre pela iniciativa.
    Gostei dos candidatos da CDU e do PS.
    Nota-se que o Dr. Amaro é o quero, posso e mando.Um pouco de humildade não lhe fazia nada mal.

    ResponderEliminar
  66. Agora vou começar a postar como anónimo, dá mais resultado!

    Não conhecia o candidato da CDU em termos de campanha e fiquei muito surpreso com a sua desenvoltura e conhecimento dos temas em debate, além de apresentar ideias válidas e pertinentes. Sendo quase certo que não será vencedor, espero que seja uma mais valia no futúro e que, ao contrários de outros candidatos que depois desaparecem da cena política, continue um trabalho de tradição de oposição de referência que antes era apanágio da D. Maria do Céu que sempre admirei nas sessões camarárias, com intervenções pertinentes e inteligentes.
    Não partilhando a sua côr política, interessam-me mais as pessoas válidas em si do que a sua vertente política. Vá em frente!

    ResponderEliminar
  67. o que vai acontecer á rádio quando ganharem as eleições, vai continuar aser a mesma coisa, ramente se identifica a mesma música sempre... se alguém quiser responder... porque ningúem se lembrou disso.

    ResponderEliminar
  68. Enquanto cidadão nascido e criado nesta terra, fiz questão de acompanhar o debate entre os candidatos.
    1º Quero felicitar a Antena Livre pela iniciativa, esperando que daqui em diante deixe de ser "A Voz do Dono".
    2º Deixar um conselho à moderadora. Um jornalista tem de saber controlar um debate, não deixando que pessoas como o Dr. Álvaro Amaro, fale o dobro dos restantes entrevistados.
    3º Está mais que provado que um candidato quer manter o poder para continuar a dar trabalho aos seus amigos do partido. O outro quer retornar ao poder para combater o desemprego no concelho, empregando também ele os amigos.
    4º Como vinha em viagem, calhou passar junto da antena livre no momento em que estava a terminar o debate, e foi vergonhoso a provocação feita pela JSD (liderada pelo funcionário do Museu da Miniatura Automóvel) ao deslocarem-se para junto da Rádio. Tentando nitidamente provocar os outros candidatos. Dr. Amaro, se tinha conhecimento deste acto é muito triste a política praticada.

    ResponderEliminar
  69. Gostava de complementar o que disse um “ouvinte” anterior. Confesso que não era minha prática dar muita atenção à candidatura da CDU. Contudo este ano, tenho reparado na mesma e, pela positiva, já que vejo uma nova maneira de fazer campanha além das muitas caras novas, de gente com provas dadas aos mais diversos níveis, bem como de gente (alguns) que não sendo doutores ou professores (como no PSD ou PS) têm capacidades de poderem fazer um bom trabalho. Acho que é de apostar. Podem contar com o meu VOTO.

    ResponderEliminar
  70. o que vai acontecer á rádio quando ganharem as eleições, vai continuar aser a mesma coisa, ramente se identifica a mesma música sempre... se alguém quiser responder... porque ningúem se lembrou disso.
    Responda algúem que souber s.f.f.

    ResponderEliminar
  71. O Nuno Abreu falou muito bem

    ResponderEliminar
  72. O Dr. Á lvaro Amaro perguntou ao Dr. Armando Almeida se ele sabia o que era um concurso público,pois muito bem se todos os concursos na Câmara que ele dirige forem feitos como o concurso para técnico da comunicação social que foi publicado no diário da república e posteriormente anulado,mas aberto novamente passado um tempo com outros itens para que o protegido ficasse com o lugar como ficou.
    Sâo estes os concursos públicos que o Presidente Amaro fala?Pois bem venham eles pode ser que outros (protegidos) tenham a mesma sorte.

    ResponderEliminar
  73. Os meus Parabéns à moderadora do discurso entre os candidatos.Parabéns D.Liliana! Apesar do esforço do Sr. Alvaro Amaro em tentar discutir sem ter razão nem argumentos, a menina conseguiu mantê-lo ali no cabresco! Fez o papel de moderadora brilhantemente, como em todo o resto aliás...foi um debate fantastico.
    em vez de gastarem tanto dinheiro mal gasto nestas campanhas... melhor era se esclarecessem os votantes com mais debates de ideias e menos festanças de bombos!!!
    E os brindes que os deem todo o ano a quem mais precisa e não apenas agora... mas como o meu povo é de memória curta... "mais fácil é recordar agora um pão... que a fome que se passou todo ano".

    ResponderEliminar
  74. Como jovem, livre de partidos e juventudes politicas, deixem-me dizer vos que sinto um orgulho da minha terra. Gouveia conhece agora um dinamismo que nunca tinha conhecido, um dinamismo vocacionado para os jovens, para aqueles que não conheciam Gouveia... sei que em outrora Gouveia era o tear da beira, e esse dinamismo, esse verdadeiro dinamismo que muitos falam,muito dificilmente retorna a gouveia...mas a verdade é que Gouveia andou para a frente, Gouveia cresceu à medida das necessidades dos jovens, Gouveia é hoje a janela do que a serra tem de melhor: a Gastronomia (o Festival tapiscos ou até o aclamado Albertino), os seus produtos regionais que poderão ser potenciados pelos eventos de caracter nacional e internacional como a Maxis Cup; a feira de caça que trouxe á nossa terra os aficcionados por esta prática. è claro que importa olhar para as gentes de cá, corresponder às suas necessidades, não só através da edificaçaõ, mas através das politicas sociais implementadas, como a comparticipaçaõ em 30% dos medicamentos por parte da autarquia. Todos sabemos o quanto foi importante a implementação desta medida. Mas outras são necessárias efectivamente. Votar não é um acto politico, é um acto de civismo, um acto de resposanbilidade, um acto em que devemos reflectir em quem queremos à frente da nossa autarquia e dos nossos interesses.De quem merece a nossa credibilidade, uma acto de reflexação entre aqueles que prometem muito e não fazem nada e aqueles que adoptam um discurso mais humilde e que trabalham. Todos sabemos que hoje temos uma gouveia mais bela, com uma grande aposta no turismo, essencialmente radical, que temos uma Gouveia assumida no contexto nacional, uma Gouveia mais moderna, capaz de criar emprego embora não seja em larga escala - mas capaz de contrariar as adversidades da crise... se tudo está feito?penso que não, há muito mais para fazer...mas Gouveia progrediu a olhos vistos...

    ResponderEliminar
  75. Saudações

    Como tive oportunidade de referir no meu blog (http://edgarcanjo.blogspot.com/)a divulgação deste espaço politico-informativo não foi, a meu ver, devidamente publicitado pelo que inúmeros Gouveenses (mesmo alguns dos ditos "mais informados" politicamente) não tiveram oportunidade de o ouvir.

    Pessoalmente acho que era um debate de extrema importância ouvir para se obter um esclarecimento e um aprofundamento dos programas eleitorais das várias forças políticas que concorrem à câmara de Gouveia apresentam.

    Por tal, sirvo-me deste espaço para solicitar que o debate fique disponível, através da internet, à população ou então que seja difundido uma vez mais, mas desta vez com a devida publicitação.

    Aguardo novidades...

    Edgar Arcanjo

    ResponderEliminar
  76. O jovem que diz que Gouveia olha pelos jovens, só se for em "aventura", que verdade se diga de nada tem servido para o desenvolvimento da nossa terra. É que a grande maioria dos jovens vão estudar para fora e já não voltam, porque trabalho nem vêlo. Acho que este jovem anda um bocado distraído com tanto desporto aventura, que não alimenta.

    ResponderEliminar
  77. Pedro Alexandre L Fonseca11 de outubro de 2009 às 01:01

    Em primeiro lugar e, porque sinto a rádio ALG, fui colaborador mais de 10 anos, endereço os meus parabéns à jornalista Liliana Carona, até que enfim alguém com capacidade para dinamizar a antena livre de gouveia, porque até aqui tinha sido um verdadeiro marasmo, por quem geriu a mesma.
    Sugiro que, ganhe quem ganhar as eleições e, a partir daqui haja debates politicos entre a Camara municipal e as restantes forças policitas, algo que até aqui nem nada. Isto porque certamente há divergência nas cores politicas. Radio - Câmara. Quem perdeu? os cidadãos de Gouveia e concelho.
    Parabésn pelo debate, muito bem conseguido e penso que objectivo cumprido, com margem muito favorável para Dr Alvaro Amaro.
    Deixo a minha ultima palavra na esperança que este todo trabalho se prolongue por muitos tempos para ver uma Antena Livre digna de uma grande Cidade como é a nossa.
    Um conselho, façam um bom trabalho amanhã não cometendo gafes como em eleições em anos anteriores onde PS ganhava em todas as freguesias e Gouveia, (até gentes das Freguesias vieram com carros e bandeiras) depois Pummmmmmm, ganhou Álvaro Amaro. Imparcialidade e coerência devem ser regras do jornalismo.

    Pedro Alexandre L Fonseca

    ResponderEliminar
  78. Nada tem servido para o desenvolvimento da nossa terra? o que têm a dizer sobre o Art Rock?ou sobre a Maxis?ou mesmo ainda sobre o afamado snowbord?podem não criar emprego, mas estimulam o nosso comércio, a nossa restauração e hotelaria...estes são um incentivo à manutenção dos estabelecimentos locais...num ambiente nacional em que todos os dias fecham empresas, admiro este executivo ao conseguir atrair empresas para o nosso concelho como o Lidl e a Salemo e Merca, daqui a poucos meses a Coca-Cola...não é um futuro promissor?como jovem adorava ver o ensino superior implementado na nossa terra, as capas negras a passearem pelas nossas ruas...e acreditem que gouveia tem potencialidade! seja ligada à area da biologia ou da fisioterapia! Vejo que Gouveia apresenta, em relação ao passado uma melhor qualidade de vida, seja através da requalificação, da internet wireless, da sua cultura, do seu associativismo... Gouveia tem unido diversos factores que a colocam no contexto nacional...se tudo está feito?volto a dizer que não, mas é necessário a união de todos para desenvolver e envolver a nossa terra no contexto nacional

    ResponderEliminar
  79. Fico contente por ver que ainda á jovens interessados pela sua terra. Acho que demonstra um grande conhecimento da sua parte, um espirito argumentativo a que muitos ainda nao tiveram coragem de responder

    ResponderEliminar