sábado, 16 de janeiro de 2010

Casais de Folgosinho e Nascente do Mondego candidatos às 7 Maravilhas Naturais de Portugal

Os Casais de Folgosinho e a Nascente do Mondego estão entre os 323 candidatos às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. A candidatura dos territórios do Concelho de Gouveia foi efectuada pelo Município e validada pelo “New 7 Wonders Portugal” entidade responsável pelo concurso português.

A escolha dos dois espaços naturais do Concelho de Gouveia baseou-se nas especificidades ambientais, naturais e patrimoniais dos dois territórios.

· A nascente do Mondego – Vale do Rossim
O maior rio português - o Mondego - nasce em Gouveia. Enquadrado em pleno parque natural da Serra da Estrela a nascente do Mondego é um local de visita obrigatória. O seu valor ambiental enquadrado no espaço das Penhas Douradas - Vale do Rossim é uma zona de elevado valor ambiental.

· Casais de Folgosinho - Gouveia
Em plena montanha, o olhar percorre o extenso planalto de terras férteis. Estamos nos Casais de Folgosinho, pequenas quintas de montanha dispersas ao longo do planalto fértil, onde se cultiva o centeio e por onde deambulam, de pasto em pasto, os rebanhos.
Ao ar da montanha e aos encantos da natureza somam-se as obras dos homens. A natureza pura cria uma palete de cores única percorrendo o rigor do Inverno e o calor do Verão. O pastoreio, a transumância, a ligação existencial entre o Homem e a Natureza. Uma simbiose única, narrada a várias gerações. Os Casais de Folgosinho ficam localizados na freguesia de Folgosinho, Concelho de Gouveia limitando-o a este com o Concelho de Manteigas, a noroeste com o Concelho da Guarda e a norte com o Concelho de Celorico da Beira. O território integra-se dentro do Parque Natural da Serra da Estrela.

Os territórios vão agora ser avaliados por um painel de 77 especialistas representantes de várias áreas e com representatividade geográfica nacional de onde sairão os 77 territórios que transitam para a segunda fase.

A candidatura dos Casais de Folgosinho e da Nascente do Mondego por parte do Município de Gouveia insere-se na estratégia de autarquia de promoção do Concelho, privilegiando as suas riquezas naturais e endógenas num concurso com visibilidade nacional.

1 comentário: